domingo, 6 de julho de 2014

Objetivo Geral do Projeto

O Projeto de Cooperação Cultural Mídia Livre pretende estimular os alunos da Escola Custódio de Mello, localizada na comunidade da Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, em Porto Alegre, a criarem veículos de comunicação próprios (site, blog, rede social, jornal, fanzine, canal de vídeo), alimentados pelos estudantes, que poderão contar a história da comunidade.
Por meio de oficinas semanais, os alunos descreverão o trabalho através de texto, imagem e som, dando destaque às expressões culturais e artísticas no meio escolar e comunitário, publicar ações e informações de interesse coletivo, com base na vivência dos próprios alunos, a fim de mostrar e ensinar como funciona o processo de construção de conteúdo para as mídias informativas, dando-lhes oportunidade de conhecer a informação pelo lado de quem a gera, e não apenas pelo lado de quem a consome.
Acompanhando todo o processo de produção de reportagens, desde a escolha de pautas até a edição final
do jornal, os alunos poderão perceber como se comporta a dinâmica de funcionamento dos veículos midiáticos.
O projeto quer fazer os alunos gerarem, reconhecerem e divulgarem as notícias do seu universo, através de jornal, blog, redes sociais, fanzines, vídeos, todos produzidos dentro da escola, com participação ativa e integrada de todo corpo escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade). A vivência dessa rotina de escolher o conteúdo com os colegas e professores, fazer as matérias e as reportagens, criar e escrever as colunas, fotografar, desenhar, registrar imagens e cuidar de toda a parte gráfica para, depois, ver tudo compilado em publicações distribuídas e divulgadas no entorno escolar, com o apoio da escola e da comunidade, motiva os alunos envolvidos diretamente na realização e também possibilita que os colegas
que “simplesmente” leiam ou assistam o resultado das oficinas, sintam-se também contemplados ao ver o seu contexto, seu bairro e sua escola bem representados nas mídias. Ao mesmo tempo em que garante um espaço privilegiado para que osalunos se expressem pública, formal e responsavelmente, um jornal, um canal de vídeo, fanzines, etc., feitos para a escola, de dentro da escola, permitem também que os professores conheçam melhor o universo pessoal de seus alunos e vice-versa.
Dessa forma, espera-se que os alunos superem a visão de que veículos de informação como TV, rádio e jornal são neutros e não têm nenhum interesse econômico envolvido - por exemplo, através da publicidade -, estimulando-os a assumir uma visão crítica em relação ao que veem, assistem, leem, ouvem e consumem culturalmente. Acompanhando mais de perto o processo de construção e legitimação de conhecimentos e saberes que as mídias exercem no mundo contemporâneo, os alunos poderão construir e legitimar também os seus conhecimentos e saberes junto à comunidade em que residem.

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